ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Bioindicador


Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comunidade ou ecossistema, ou também indicar a diversidade de um conjunto de táxons ou biodiversidade de determinada região. As alterações observadas nestes organismos podem ser genéticas, bioquímicas, fisiológicas, morfológicas, ecológicas ou comportamentais.

A bioacumulação e bioconcentração são efeitos ecológicos da bioindicação. Estas traduzem o acúmulo de poluentes nos organismos em relação à quantidade destes presentes no solo e na água, respectivamente. Assim, os bioindicadores tem uma relevância biológica para informar sobre um possível problema de contaminação do ecossistema. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância como indicador biológico. Logo, quanto mais baixo o nível trófico do organismo e quanto mais ele servir de alimento para outros seres de níveis superiores da cadeia trófica, maior é a relevância do organismo como bioindicador porque observada a contaminação nesse organismo, pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada.

Bioindicadores podem revelar os efeitos cumulativos de diferentes poluentes no ecossistema e há quanto tempo o problema pode estar presente.

A Tradescantia pallida e outras do gênero tem se revelado sensíveis indicadores de riscos mutagênicos potenciais para saúde humana através da pesquisa de micronúcleos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Bioindicador

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

¿Que son los Bioindicadores? | Explicacion


Importancia de los Líquenes como Bioindicadores de contaminación atmosférica


bioindicadores de la calidad del aire ( liquenes)








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)