ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Barquinho


Barquinho é o décimo primeiro álbum de estúdio da cantora brasileira Maysa, lançado em 1961 pela Columbia Records e relançado em 2000 em formato de CD. O nome do disco se chamaria "Maysa e a Nova Onda" e chegou às lojas praticamente junto com seu antecessor, Maysa, Amor... E Maysa, lançado pela RGE. Em 1967, na Itália, o álbum também foi lançado, porém com o nome Tempo di Samba. A capa do disco é colorida e exibe uma foto de Maysa e sua turma de amigos em um barquinho, com o Pão de Açúcar ao fundo.

A cantora, que já flertava com a Bossa Nova em algumas canções desde o seu sétimo álbum (Voltei, do ano anterior), aparece nesse disco, produzido por Ronaldo Bôscoli, mergulhando de vez no novo estilo. O clima alegre do novo estilo aparecia em faixas como "O Barquinho", "Você e Eu", "Eu e o Meu Coração". Bôscoli homenagea a cantora na canção "Maysa". Metade das canções apresenta o acompanhamento de uma orquestra e a outra metade somente um pequeno grupo de músicos.

Uma faixa polêmica na época, chegando a ser barrada nas estações de rádio, foi "Depois do Amor", pois apresentava uma letra muito sensual e ousada. "Lágrima Primeira", composta por Bôscoli e Roberto Menescal, apresenta uma melodia praticamente igual a de "Meu Amanhã", outra canção daquele ano, criada também por Menescal, e gravada por Elizeth Cardoso e por Sylvia Telles. Maysa gravara também para o disco a faixa "Só Você (Mais Nada)", canção que na versão de Elizeth Cardoso de 1954, vinha com aspecto sombrio e triste e na de Maysa com uma sonoridade moderna, adequada a proposta do álbum.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Barquinho

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Meu Barquinho Giselli Cristina & Moises Cleyton


O meu barquinho está jesus de nasaré


GISELLI CRISTINA MEU BARQUINHO PLAYBACK LEGENDADO1








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)