ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Bagatela


Bagatela é um termo utilizado para designar que é algo de pouco valor ou de pouca importância. Em música, é usado para se referir a uma composição musical breve, de carácter ligeiro e despretensioso, não sujeita a um plano formal concreto, normalmente para ser tocada ao piano. É típica do Romantismo.

A expressão provém de bagattella, termo de língua italiana que significa "coisa sem importância". A palavra se formou, em italiano, a partir do baixo latim baga (pequeno fardo ou trouxa).

En 1717, o Livro II, 10ª ordem para cravo, de François Couperin, foi intitulado Les Bagatelles. No século XIX, o compositor Ludwig van Beethoven retoma essa forma musical, com as «Sete Bagatelas para Piano» (1801-2, op. 33); a famosa «Bagatela para piano ‘Für Elise’», em lá menor (1808-1810, WoO 59), mais conhecida como Pour Elise; a «Bagatela em si bemol maior» (1818, WoO 60); as «Onze Bagatelas para Piano» (1794 e 1820-2, op. 119) e as «Seis Bagatelas para Piano» (1824, op. 126).

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Bagatela

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

(A.H.F) Bagatela


Bagatela parte 1


Teatr Bagatela – Pomoc domowa – zwiastun








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)