ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Bad Romance


"Bad Romance" é uma canção da artista musical estadunidense Lady Gaga, contida em seu terceiro extended play (EP) The Fame Monster (2009). Foi composta e produzida pela própria, juntamente com RedOne. A sua gravação ocorreu em julho de 2009 nos estúdios Record Plant Studios em Los Angeles, Califórnia, e FC Walvisch em Amsterdã, nos Países Baixos. A faixa foi lançada digitalmente em 23 de outubro de 2009 na loja iTunes Store pela Interscope Records, e foi enviada para estações de rádio estadunidenses mainstream em 10 do mês seguinte, servindo como o primeiro single do material. Além de terem sido feitos diversos remixes a partir de sua versão original, a música também recebeu lançamento físico nos formatos de CD single e vinil.

Inspirada pelo seu medo de relacionamentos insignificantes e pela paranoia, Gaga explicou que o tema retrata liricamente o fato de estar apaixonada por seu melhor amigo. É musicalmente derivada dos gêneros dance-pop e house com elementos do new wave e do techno, apresentando uma ponte falada e um forte refrão. Além de conter letras em francês, também apresenta referências à moda, e foi considerada pela própria cantora como uma "gravação experimental", por incorporar a sonoridade dos anos 80 e 90. Mais tarde, ela considerou-a como sua favorita. Depois que a sua demo foi divulgada ilegalmente na Internet, a cantora apresentou o produto final pela primeira vez durante o espetáculo de Alexander McQueen na Paris Fashion Week, em outubro de 2009, com a sua capa oficial sendo revelada no mesmo mês.

"Bad Romance" recebeu análises positivas da mídia especializada, que prezou sua produção e seu refrão "cativante", tendo sido considerada por profissionais como a faixa de destaque de The Fame Monster e incluída na lista das melhores canções de 2009 pela Rolling Stone e Pitchfork Media. Adicionalmente, venceu a categoria de Best Female Pop Vocal Performance nos Grammy Awards de 2011. Comercialmente, a composição obteve êxito internacional, chegando à liderança das tabelas musicais de mais de 20 países, como Alemanha, Canadá, Irlanda e Reino Unido, e atingindo à vice-liderança da parada musical estadunidense Billboard Hot 100. Posteriormente, foi certificada como disco de platina por onze vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA), tendo comercializado cerca de 5 milhões e 600 mil cópias no país até abril de 2015. Ao final de 2010, havia comercializado mais de 9.7 milhões de downloads digitais, convertendo-se em um dos temas mais vendidos mundialmente.

O vídeo musical correspondente foi dirigido por Francis Lawrence e apresenta Gaga dentro de uma casa de banho branca e surreal. Lá, ela é sequestrada por um grupo de modelos que a droga e vende-a para ser sexualmente escravizada pela máfia russa. Ao fim da produção, ela mata o homem que a comprou, incendiando a cama onde ele estava sentado esperando-a. O vídeo foi recebido com análises positivas dos críticos musicais, que prezaram sua natureza simbólica, sua direção e suas imagens vívidas. Consequentemente, venceu sete estatuetas dos MTV Video Music Awards de 2010, incluindo a principal da noite, de Video of the Year. Entretanto, recebeu comparações ao vídeo de "Thriller", do cantor Michael Jackson, devido ao fato de ambos retratarem passos de dança robóticos e temas mórbidos. Em divulgação à faixa, Gaga interpretou-a diversas vezes em programas televisivos e premiações, como Saturday Night Live e American Music Awards de 2009, respectivamente, e a incluiu no repertório de suas turnês mundiais The Monster Ball Tour (2009-11), The Born This Way Ball (2012-13) e ArtRave: The Artpop Ball (2014). Além disso, foi regravada por artistas como Hayley Williams e o elenco da série musical Glee.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Bad Romance

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Lady Gaga - Bad Romance


Lady Gaga - Bad Romance (Lyrics)


Chipmunks & Chipettes - BAD ROMANCE Music Video | FOX Home Entertainment








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)