ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Avenida juscelino kubitschek


A avenida Presidente Juscelino Kubitschek é uma via arterial da cidade de São Paulo, no Brasil, ligando a Marginal Pinheiros ao Itaim Bibi, próximo à confluência das avenidas Santo Amaro, Nove de Julho e Faria Lima. É também um centro de diversão noturna da capital paulista, contando com centenas de bares e discotecas. Seu nome é uma homenagem a Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil. A via faz parte de um dos mais recentes centros financeiros da cidade, ao lado da Vila Olímpia e dos centros de negócios do Itaim Bibi, abrigando sedes e filiais de grandes empresas nacionais e internacionais em seus grandes e modernos edifícios.

A avenida foi inaugurada em 1976, mas no início chegou a ser considerada uma "via expressa semifantasma, ligando nada a lugar nenhum", por terrenos vagos, algumas casas modestas, oficinas mecânicas e uma favela. A partir de 1982 a avenida começou a ganhar lojas, restaurantes, lanchonetes e sedes de empresas — os primeiros estabelecimentos foram a Brasserie Victoria e as pizzarias Micheluccio e Monte Verde —, num boom acelerado em 1984 com a chegada de uma grande loja do Mappin, na esquina com a rua João Cachoeira, e de uma lanchonete da rede McDonalds, próxima à esquina com a rua Dr. Renato Paes de Barros. A loja do Mappin, que chegou a responder por 30% do total de vendas da rede e a ser a terceira maior loja de departamentos do mundo no volume de vendas por metro quadrado, foi erguida num terreno que a empresa já possuía, onde se localizava um depósito, mas uma pesquisa sobre a potencialidade dos bairros vizinhos foi decisiva para que o projeto fosse executado, com vistas a atrair um público consumidor de alto poder aquisitivo.

Em 1985 a avenida já tinha se transformado no que a revista Veja em São Paulo chamou de "rica e vivaz fronteira entre duas áreas da cidade em plena expansão", referindo-se ao Itaim Bibi e à Vila Olímpia. Nessa época a vida noturna já começava a florescer na região, com diversos bares, restaurantes e boates, embora a importância comercial também fosse grande durante o dia, com pontos comerciais bem-sucedidos. Esses pontos eram vendidos por preços altos, por causa do mercado especulativo, embora o preço do metro quadrado tenha subido muito pouco entre dezembro de 1976 e dezembro de 1985, quando a avenida já estava consolidada.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Avenida juscelino kubitschek

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Avenida Presidente Juscelino Kubitschek - Conheça São Paulo de carro!


ACIDENTE NA AV. JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA PROX À BR 277


Av. Juscelino Kubitschek 20h38min - A Cidade é nossa #SP17J








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)