ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Autovalores


Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)Fig.1.Observe que neste mapeamento de cisalhamento da Mona Lisa, a imagem foi deformada de tal modo que o seu eixo central vertical (vector vermelho) não mudou de direção, mas o vector diagonal (azul) mudou de direção. Isso ocorre porque o vetor vermelho é um autovetor da transformação e o vetor azul não é. Caso o vetor vermelho não tenha seu módulo alterado - não seja esticado nem encolhido, o seu valor próprio (autovalor) é igual a 1. Todos os vectores com a mesma direção vertical, isto é, paralelos a este vetor, também são próprios, com o mesmo autovalor. Juntamente com o zero-vetor, eles formam o autoespaço para este autovalor.Em álgebra linear, um escalar λ é valor próprio (ou autovalor) de um operador linear A : V → V {displaystyle A:Vightarrow V} se existir um vector x diferente de zero tal que A x = λ x {displaystyle A{mathbf {x}}=lambda {mathbf {x}}} . O vector x é chamado vector próprio.

Os autovalores de uma dada matriz quadrada A de dimensão n × n {displaystyle n imes n} são os n números que resumem as propriedades essenciais daquela matriz. O autovalor de A é um número λ tal que, se for subtraído de cada entrada na diagonal de A, converte A numa matriz singular(ou não-invertível). Subtrair um escalar λ de cada entrada na diagonal de A é o mesmo que subtrair λ vezes a matriz identidade I de A. Portanto, λ é um autovalor se, e somente se, a matriz ( A − λ I ) {displaystyle (A-lambda I)} for singular.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Autovalores

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Autovalores e autovetores - LINEAR AULA 10


Autovalores de uma matriz 3 x 3


Álgebra - Diagonalización, autovalores y autovectores de una matriz








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)