ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Audax


Audax é o nome dado no Brasil a um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome de Randonneur. A modalidade é regida mundialmente pelo Audax Club Parisien (http://www.audax-club-parisien.com), França, tendo atualmente no Brasil, como seu representante, o gaúcho Roberto Penna Trevisan, responsável pelo Randonneurs Brasil (http://www.randonneursbrasil.com.br)

O grande foco dos eventos Randonneur no Brasil é a possibilidade de percorrer longas distâncias em veículos de propulsão exclusivamente humana em seu próprio ritmo (em francês, allure libre), terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido. As distâncias homologáveis e seus respectivos tempos limites são: 200 (13:30), 300 (20:00), 400 (27:00), 600 (40:00) e 1000 (75:00), eventos estes conhecidos como Brevets Randonneurs Mundiais (BRMs).

Vale salientar que Audax, na verdade, é também um evento não competitivo de longa distância, possuindo porém o andamento imposto, conduzido e controlado por "capitães de rota", que regulam a velocidade do grupo, variando de 20 a 25km/h de acordo com o perfil do percurso. A modalidade é regida mundialmente pela Union des Audax Français (http://www.audax-uaf.com), França, tendo atualmente no Brasil, como seu representante, o também gaúcho Luiz Faccin, responsável pelo Audax Brésil (http://audaxbresil.blogspot.com)

O andamento livre e o andamento imposto é a grande diferença entre os Brevets Randonneur e os Brevets Audax.

Este uso conflituoso da nomenclatura dos eventos tem causado alguma confusão, ainda mais visto que a entidade máxima que regula a modalidade Randonneur chama-se Audax Club Parisien (ACP).

Além do tempo estabelecido, deve ser observado o regulamento, que exige equipamentos de segurança a serem aplicados tanto no equipamento quanto usados pelo ciclista: capacete, iluminação dianteira, traseira e colete refletivo.

Além dos equipamentos previstos no regulamento francês, nos eventos organizados no Brasil, assim como ao redor do mundo, cada clube organizador pode exigir equipamentos adicionais, dependendo das peculiaridades de cada região. Um exemplo disso é a obrigatoriedade do porte de manta térmica, exigida por alguns clubes nas regiões mais frias do país.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Audax

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

What is Audax?


Lake District Audax 2015


Portmahomack 400 Km. Audax.








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)