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AT-6


O North-American T-6 é um avião monomotor, de trem de aterragem convencional, retráctil, com roda de cauda, destinado à instrução e ao treino de pilotos, e também utilizado em combate em diversos cenários como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coreia e, mais recentemente, a Guerra do Ultramar Português.

A denominação T-6 Texan, pela qual o avião ficou famoso, só foi adoptada pelas Força Aérea dos Estados Unidos em 1948. Até aí, suas várias versões tiveram várias designações, quer de fábrica quer dos diversos utilizadores.

Em 1936 a Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões à North American Aviation para instrução dos seus pilotos. O protótipo desta aeronave recebeu a designação de fábrica NA-16.

Rapidamente, principalmente por possuir o trem retráctil, o fabricante começou a receber inúmeras encomendas, dos três ramos das forças armadas americanas. O Exército alterou a designação para AT-6.

Iniciou-se a produção em grandes quantidades em 1941, produzindo-se cerca de 1.200 aviões.

Quando a II Guerra Mundial começou, a Força Aérea dos Estados Unidos dispunha de mais de 2.000 AT-6 em serviço.

Em 1947, foi escolhido para a instrução básica de pilotagem. Em 1948, com nova designação, o T-6G Texan tinha depósitos com maior capacidade, novo painel com melhores instrumentos de navegação, etc.

Sob licença, os canadenses fabricaram este tipo de avião com o nome Harvard.

Foi um dos aviões mais utilizado pelas diversas forças armadas mundiais. No Brasil, a nacele do piloto foi modificada pelo piloto veterano da Segunda Guerra Mundial Pedro de Lima Mendes. O T-6 vinha causando muitos acidentes aéreos no Brasil, e em muitos deles o piloto não conseguia saltar por não conseguir expelir a nacele. Vendo isso, Lima Mendes projetou um novo tipo de nacele para o T-6, enviando o protótipo para a North American, cujo modelo passou a ser usado no mundo todo. Porém, em 1947 Lima Mendes morreu em acidente aéreo envolvendo dois T-6, não conseguindo saltar por um problema na nacele que criara.[carece de fontes?]

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

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At-6


O North-American T-6 é um avião monomotor, de trem de aterragem convencional, retráctil, com roda de cauda, destinado à instrução e ao treino de pilotos, e também utilizado em combate em diversos cenários como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coreia e, mais recentemente, a Guerra do Ultramar Português.

A denominação T-6 Texan, pela qual o avião ficou famoso, só foi adoptada pelas Força Aérea dos Estados Unidos em 1948. Até aí, suas várias versões tiveram várias designações, quer de fábrica quer dos diversos utilizadores.

Em 1936 a Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões à North American Aviation para instrução dos seus pilotos. O protótipo desta aeronave recebeu a designação de fábrica NA-16.

Rapidamente, principalmente por possuir o trem retráctil, o fabricante começou a receber inúmeras encomendas, dos três ramos das forças armadas americanas. O Exército alterou a designação para AT-6.

Iniciou-se a produção em grandes quantidades em 1941, produzindo-se cerca de 1.200 aviões.

Quando a II Guerra Mundial começou, a Força Aérea dos Estados Unidos dispunha de mais de 2.000 AT-6 em serviço.

Em 1947, foi escolhido para a instrução básica de pilotagem. Em 1948, com nova designação, o T-6G Texan tinha depósitos com maior capacidade, novo painel com melhores instrumentos de navegação, etc.

Sob licença, os canadenses fabricaram este tipo de avião com o nome Harvard.

Foi um dos aviões mais utilizado pelas diversas forças armadas mundiais. No Brasil, a nacele do piloto foi modificada pelo piloto veterano da Segunda Guerra Mundial Pedro de Lima Mendes. O T-6 vinha causando muitos acidentes aéreos no Brasil, e em muitos deles o piloto não conseguia saltar por não conseguir expelir a nacele. Vendo isso, Lima Mendes projetou um novo tipo de nacele para o T-6, enviando o protótipo para a North American, cujo modelo passou a ser usado no mundo todo. Porém, em 1947 Lima Mendes morreu em acidente aéreo envolvendo dois T-6, não conseguindo saltar por um problema na nacele que criara.[carece de fontes?]

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

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A denominação T-6 Texan, pela qual o avião ficou famoso, só foi adoptada pelas Força Aérea dos Estados Unidos em 1948. Até aí, suas várias versões tiveram várias designações, quer de fábrica quer dos diversos utilizadores.

Em 1936 a Marinha dos Estados Unidos encomendou cerca de 40 aviões à North American Aviation para instrução dos seus pilotos. O protótipo desta aeronave recebeu a designação de fábrica NA-16.

Rapidamente, principalmente por possuir o trem retráctil, o fabricante começou a receber inúmeras encomendas, dos três ramos das forças armadas americanas. O Exército alterou a designação para AT-6.

Iniciou-se a produção em grandes quantidades em 1941, produzindo-se cerca de 1.200 aviões.

Quando a II Guerra Mundial começou, a Força Aérea dos Estados Unidos dispunha de mais de 2.000 AT-6 em serviço.

Em 1947, foi escolhido para a instrução básica de pilotagem. Em 1948, com nova designação, o T-6G Texan tinha depósitos com maior capacidade, novo painel com melhores instrumentos de navegação, etc.

Sob licença, os canadenses fabricaram este tipo de avião com o nome Harvard.

Foi um dos aviões mais utilizado pelas diversas forças armadas mundiais. No Brasil, a nacele do piloto foi modificada pelo piloto veterano da Segunda Guerra Mundial Pedro de Lima Mendes. O T-6 vinha causando muitos acidentes aéreos no Brasil, e em muitos deles o piloto não conseguia saltar por não conseguir expelir a nacele. Vendo isso, Lima Mendes projetou um novo tipo de nacele para o T-6, enviando o protótipo para a North American, cujo modelo passou a ser usado no mundo todo. Porém, em 1947 Lima Mendes morreu em acidente aéreo envolvendo dois T-6, não conseguindo saltar por um problema na nacele que criara.[carece de fontes?]

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

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