ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Asimov


Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)Esta página apresenta trechos escritos usando mais do que uma variante de português, o que é desaconselhado pelo livro de estilo (ver também Wikipédia:Ortografia), pelo que necessita de correção ortográfico-gramatical.Se consegue identificar qual é a variante dominante e tem bons conhecimentos nessa variante, sinta-se à vontade para ajudar uniformizando a redação.Isaac AsimovAsimov em 1965Data de nascimentoEntre 4 de outubro de 1919 e 2 de janeiro de 1920Local de nascimentoPetrovichi, Rússia Soviética(atual  Rússia)Nacionalidade russo (1919/20-1926) estadounidense (1926-1992)Data de morte6 de abril de 1992Local de morteNova IorqueGênero(s)Ficção-científica (SF Hard)Divulgação científicaFicção investigativaEnsaiosCrítica literáriaOcupaçãonovelista, contista, ensaísta, historiador, bioquímico, humorista, escritor de livros didáticosGrupo étnicoJudeu-russoEducaçãoUniversidade de Columbia, PhD.Bioquímica, 1948Alma materFundaçãoPeríodo de atividade1939-1992MovimentoEra de Ouro da Ficção CientíficaObra(s) de destaqueSérie da FundaçãoNightfallEu, robôPlanets for manThe Intelligent Mans Guide to ScienceSérie dos robôsCônjugeGertrude Blugerman (1942-1973; divorciados)Janet Opal Jeppson (1973-1992; ele morreu)FilhosDavid AsimovRobyn Joan AsimovInfluênciasClifford D. SimakJohn W. Campbell, Jr.H.G. WellsStanley G. WeinbaumEdward GibbonHumanismoInfluenciadosHarlan EllisonPaul KrugmanDaniel H. WilsonAssinaturaIsaac Asimov signature.svgPágina oficialIsaac Asimov Home PageIsaac Asimov (em russo: Исаак Юдович Озимов; transl.: Isaak Yudavich Azimov; Petrovichi, Rússia Soviética, atual Rússia, período entre 4 de outubro de 1919 e 2 de janeiro de 1920 — Brooklyn, 6 de abril de 1992) foi um escritor e bioquímico americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica.

Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos "três grandes" da ficção científica. A obra mais famosa de Asimov é a série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com sua outra grande série dos Robots. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90 000 cartas ou postais, e tem obras em cada categoria importante do sistema de classificação bibliográfica de Dewey, exceto em filosofia.

A maioria de seus livros mais populares sobre ciência, explicam conceitos científicos de uma forma histórica, voltando no tempo o mais longe possível, quando a ciência em questão estava nos primeiros estágios. Ele providencia, muitas vezes, datas de nascimento e falecimento dos cientistas que menciona, também etimologias e guias de pronunciação para termos técnicos. Alguns exemplos incluem, "Guide to Science", os três volumes de "Understanding Physics" e a "Chronology of Science and Discovery", e trabalhos sobre Astronomia, Matemática, a Bíblia, escritos de William Shakespeare e Química.

Asimov foi membro e vice-presidente por muito tempo da Mensa, ainda que com falta: ele os descrevia como "intelectualmente combalidos". Exercia, com mais frequência e assiduidade, a presidência da American Humanist Association (Associação Humanista Americana).

Em 1981, um asteroide recebeu seu nome em sua homenagem, o 5020 Asimov. O robô humanóide "ASIMO" da Honda, também pode ser considerada uma homenagem indireta a Asimov, pois o nome do robô significa, em inglês, Advanced Step in Innovative Mobility, além de também significar, em japonês, "também com pernas" (ashi mo), em um trocadilho linguístico em relação à propriedade inovadora de movimentação deste robô.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Asimov

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

The Naked Sun by Isaac Asimov


Isaac Asimov Interview with Bill Boggs


'Nemesis' by Isaac Asimov (1990), Read by Peter MacNicol








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)