ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Alumbrados


Os Alumbrados foi um movimento religioso espanhol do século XVI em forma de uma seita mística, que foi perseguida e considerada herética e relacionada ao protestantismo. Originou-se em pequenas cidades da região central de Castela em torno de 1511.

Os Alumbrados podem ser incluídos dentro de uma corrente de misticismo similar desenvolvida na Europa nos séculos XVI e XVII, denominado Iluminismo, que não deve ser confundido com a seita bávara os Illuminati, e, naturalmente, com o Iluminismo. É muito comum usar o nome "Iluminismo" como sinônimo dos alumbrados.

Os Alumbrados acreditavam entrar em contato direto com Deus através do Espírito Santo, através de visões e experiências místicas, o que levou à Inquisição espanhola a adotar, pelo menos, três editais contra ela. Alguns místicos como Teresa de Ávila foram inicialmente suspeitos de pertencer aos Alumbrados.

O historiador Marcelino Menéndez y Pelayo encontrou o nome do inicio de 1492 (na forma Aluminados, 1498), e seguiu o grupo como de uma origem gnóstica. Ele acredita que seus pontos de vista foram promovidos na Espanha através das influências da Itália. Um dos seus primeiros líderes era uma mulher, nascida em Salamanca, filha de um trabalhador e conhecida como La Beata de Piedrahita. Ela chegou ao conhecimento da Inquisição em 1511, reivindicando manter conversas com Jesus e a Virgem Maria, terá sido salva de uma condenação rigorosa pelo patrocínio de gente influente.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Alumbrados

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Alumbrados Jesuit Illuminati Connections


Alumbrados Medellín 2016. Av la Playa, Parque Norte y carrera carabobo


EPM Así es el Alumbrado Navideño de Medellín este año








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)