ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Alpha Crucis


Alpha Crucis (α Cru, α Crucis), conhecida como Acrux e Estrela de Magalhães (em homenagem ao navegante português Fernão de Magalhães), é a estrela mais brilhante da constelação de Crux (Cruzeiro do Sul). Com uma magnitude aparente combinada de cerca de 0,8, é também a 13ª estrela mais brilhante do céu. De acordo com sua paralaxe, está localizada a aproximadamente 320 anos-luz (99 parsecs) da Terra.

Acrux é um sistema estelar múltiplo composto por pelo menos três estrelas das quais se pode distinguir visualmente α¹ Cru e α² Cru, separadas por 4 segundos de arco no céu, o que corresponde a uma separação física mínima de 400 UA e um período orbital mínimo de 1 300 anos. Com uma magnitude aparente de 1,3 e tipo espectral de B0.5 IV, α¹ Cru é por sua vez uma binária espectroscópica, cujos componentes têm 14 e 10 vezes a massa solar e estão separados por cerca de 1 UA, completando uma órbita a cada 75,78 dias. α² Cru é uma estrela de classe B da sequência principal com uma magnitude aparente de 1,8 e massa de 13 massas solares.

Uma estrela subgigante de classe B4, Alpha Crucis C, está localizada a 90 segundos de arco das outras estrelas do sistema e possui um movimento pelo espaço similar, o que sugere que poderia estar gravitacionalmente ligada ao resto do sistema. No entanto, essa estrela parece ter uma luminosidade muito baixa para sua classe, o que indica que está mais distante da Terra que Acrux, não fazendo parte do sistema.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Alpha Crucis

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Alpha Crucis - Soledad


Alpha Crucis - Dime Que Me Quieres


Alphacrucis College Parramatta Orientation Video








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)