ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Alginato


Algina, ácido algínico ou alginato refere-se a uma substância presente na parede celular de algas marinhas pardas do Filo Phaeophyta e na cápsula celular de algumas bactérias, em que desempenha funções primariamente estruturais. Trata-se de um polissacarídeo, mais especificamente um poli-uronídeo, formado por dois monômeros de base, β-D-manuronila e α-L-guluronila, conectados entre si por ligações glicosídicas entre seus carbonos de número 1 e 4. As cadeias poliméricas são assim lineares, e constituem-se essencialmente de três tipos de blocos de comprimento variável: blocos compostos apenas por guluronila, blocos compostos apenas por manuronila e blocos alternando um e outro monômero.

As alginas comerciais são extraídas de algas, e são vendidas principalmente sob forma de sais (donde o nome alginato) de sódio. Em meio aquoso, tais substâncias podem formar uma solução coloidal (sol) viscosa, um gel ou um precipitado, de acordo com a força iônica e o pH do meio. A gelificação, em particular, ocorre quando certos sais divalentes estão presentes, notadamente o cálcio, ou quando o polímero é acidificado (transformado em ácido algínico). As soluções coloidais de alginatos comportam-se como fluidos não-newtonianos, exibindo pseudoplasticidade e, sob certas condições, tixotropia.

As principais aplicações dos alginatos fazem uso de suas propriedades espessantes e gelificantes, sobretudo na indústria têxtil, alimentícia e cosmética.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Alginato

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

MOLDE DE ALGINATO


Parte 2 - Toma de impresión con alginato (Superior)


REUTILIZANDO ALGINATO PARA MOLDES


 

Faltou alguma informação?

Adicione mais conteúdo relevante sobre o assunto acima:

Estou de acordo com o termo de uso    







 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)