ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Al-Mubarak


Ibraim ibne al-Mahdi (em árabe: إبراهيم بن المهدي; transl.: Ibrahim ibn al-Mahdi) (779–839 (60 anos)), dito al-Mubaraque (em árabe: المبارك; transl.: al-Mubarak), foi um príncipe, poeta, compositor e cantor abássida dos séculos VIII-IX. Era filho do terceiro califa al-Mahdi e assim meio-irmão da poeta e música Ulaia binte al-Mahdi. Ele não era irmão completo dos demais filhos de al-Mahdi, al-Hadi e Harune Arraxide, uma vez que sua mãe não era al-Khayzuran, e sim uma princesa afro-iraniana chamado Xicla (Shikla) ou Xacla (Shakla). O historiador ibne Chalicane relata que Ibraim foi consequentemente "de complexão negra".

Durante a Quarta Fitna (a guerra civil entre al-Amin e al-Mamum após a morte de Harune Arraxide), Ibraim foi proclamado califa em 20 de julho de 817 pelo povo de Bagdá, que deu-lhe o nome real de "al-Mubaraque" e declarou seu sobrinho reinante, al-Mamum, deposto. O novo califa recebeu o apoio dos hachemitas. Ele foi obrigado a renunciar em 819 e passou o resto da vida como poeta e músico, sendo lembrado como "um dos mais talentosos músicos de seu tempo, com uma extensão vocal extraordinária", e um promotor do então inovador "estilo persa" de música, "que foi caracterizado inter alia por improvisação redundante".

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Al-Mubarak

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Ya Robbana Salli - Qasidah Al Mubarak


Mera Dil Badal Dai Naat Tribute By Hamzah Al Mubarak Dhorat For Junaid Jamshed (R.A)


EXCLUSIVE ᴴᴰ - Hasbi Rabbi Jalallaah - Hafiz Abubkr - Al Mubarak Radio








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)