ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


Aeroporto de belo horizonte


O Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha - Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como Aeroporto da Pampulha (IATA: PLU, ICAO: SBBH), é um dos mais tradicionais aeroportos do Brasil, localizado na Pampulha, zona norte de Belo Horizonte, distante 8,3 km do centro da cidade. Com o crescimento de Belo Horizonte, Pampulha se transformou em um aeroporto central, inserido no contexto urbano da metrópole, sendo por muito tempo o aeroporto mais movimentado do estado de Minas Gerais até a transferência dos voos nacionais para Confins, em 2005. Hoje, é o terceiro aeroporto mais movimentado do estado em número de passageiros, ficando atrás de Confins e Uberlândia.

O complexo aeroportuário da Pampulha está instalado em uma área de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados, contando com uma pista com capacidade para 25 operações pouso/decolagens por hora, e um terminal de passageiros com capacidade instalada para atender a 400 passageiros por hora. Desde 2009, o aeroporto está equipado com os sistemas de pouso por instrumentos LOC e DME, que permitem o aeroporto operar em condições adversas com o mesmo nível de segurança operacional e ajuda a diminuir a quantidade e o tempo de fechamento do aeroporto por conta do clima ruim.

Atualmente, o Aeroporto da Pampulha possui alguns voos regulares ligando Belo Horizonte a cidades do interior do estado de Minas Gerais e estados vizinhos. Porém, a maior parte das operações está na aviação geral, onde inclui-se a aviação executiva, que representa mais de 70% de todo o movimento de aeronaves da Pampulha. O aeroporto também se destaca como grande centro de manutenção de helicópteros, aeronaves executivas, e aeronaves comerciais de pequeno porte.

Na Pampulha fica ainda a Base Aérea de Belo Horizonte juntamente com o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), sendo este o principal centro de formação de oficiais da Força Aérea Brasileira, respondendo por 76% do pessoal de nível superior da instituição.

Nos últimos anos, muita polêmica e especulação gira em torno da reabertura da Pampulha para voos nacionais. De um lado, executivos, entidades empresariais e companhias aéreas têm defendido a liberação de voos no aeroporto para capitais mais próximas, com argumento de ganho de tempo nas viagens a negócio e competitividade para a Grande Belo Horizonte. De outro lado, a população vizinha ao aeroporto é contra qualquer tipo de aumento no número de voos, principalmente por conta do ruído das aeronaves. Outros ainda acham que tal medida poderia prejudicar o desenvolvimento do Aeroporto Internacional de Confins. Essa questão já foi tema de audiências na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com envolvimento do Governo Estatual e também da Prefeitura de Belo Horizonte nas discussões.[16] [17]

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de Aeroporto de belo horizonte

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Pousos e decolagens com virada de pista


Como Chegar Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - MG - Confins


Aviões pousando no Aeroporto de Belo Horizonte








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)