ConhecimentoGeral

// Definição, referências, fotos e vídeos de termos e assuntos de conhecimento geral //


A13


A 13 - Auto-estradas de PortugalNome: Auto-Estrada do Pinhal InteriorTraçado actual: Marateca - Almeirim;Entroncamento - Coimbra

Traçado previsto: Marateca - CoimbraTráfego Médio Diário: {{{TMD}}}ano: {{{TMD_ano}}}A 13149Cruza com:Concessionário:Regime: A 2 ,  A 6 ,  A 10 ,  A 13-1   A 23 , N 4, N 110, N 114, N 118BrisaAscendiPortagens, SCUTA  A 13  — Autoestrada do Pinhal Interior é uma autoestrada que estabelece a ligação natural entre o norte de Lisboa e o Alentejo e Algarve, interligando a A 1 — Autoestrada do Norte, em Santarém, e a A 2 — Autoestrada do Sul, na Marateca, num total de 78 km, concluídos em Fevereiro de 2005.

A autoestrada inicia-se na Marateca, cruza Santo Isidro de Pegões, Santo Estêvão, liga-se à A 10 e ruma ao norte, Salvaterra de Magos, para terminar na lezíria ribatejana na cidade de Almeirim (provisoriamente, porque vai acabar em Coimbra).

Tendo em conta que no nó da Marateca também interliga a A6, esta auto-estrada permite a ligação rápida entre o Alentejo (Évora e Montemor-o-Novo) e o norte do País. Aquando da sua construção, o seu objectivo era o de facilitar as ligações entre o norte do país e o Alentejo e o Algarve de modo a que estas não fossem obrigadas a passar por Lisboa. No entanto, em 2005, com a abertura da A 10 no troço correspondente à Ponte da Lezíria, o troço entre Almeirim e Benavente perdeu tráfego - em virtude de a variante a Santarém do IC 10 não estar ainda concluída passou a ser mais rápido aos condutores que vêm de norte utilizar a A 10 e só depois entrar na A 13 em direcção a sul.

Está previsto que a  A 13  se prolongue para norte passando pela Chamusca, pela Golegã, pelo Entroncamento onde entroncará com a  A 23 , daqui para norte atravessará Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Penela, Condeixa e Coimbra onde irá terminar no  IP 3  (futuramente  A 24 ). Entre a  A 23  e Santa Cita, em Tomar, o troço do  IC 3  construído com perfil de auto-estrada em 2006 já se encontra em serviço, sendo sujeito ao pagamento de portagem electrónica desde Novembro de 2011, altura em que se passou a considerar auto-estrada. Daqui até Ceira já se encontra em serviço desde 26 de Abril de 2014, já o troço Almerim -  A 23  e Ceira -  IP 3  não deverão avançar nos próximos anos.

A A 13 tem via a A13-1 um acesso à A1 em Condeixa-a-Nova.

Entre a Marateca e Almeirim a  A 13  é concessionada pela Brisa, e portajada por meio de portagem física. No troço entre a A 23 e Ceira a  A 13  pertence à subconcessão do Pinhal Interior, concessionada pela Ascendi. Neste troço tem portagem electrónica, estando o tráfego local isento de pagamento, isto é, as viagens entre dois nós sucessivos estão isentas de pagamentos.

Fonte: Wikipedia (CC-BY)

Galeria de imagens de A13

[ REPORTAR ERRO / CONTRIBUIR ]

Vídeos relacionados

a13 Trunk Road to the Sea - Billy Bragg


Darmo feat Fyahbwoy - Un verdadero amigo - Prod. MRK


A13 Business com Karina Milanesi (01.10.16)








 

2016 | ConhecimentoGeral
Disponibilizado nos termos da licença Creative Commons: Atribuição - Compartilhada Igual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)